Bem vindo ao site so lions club de Bastos/sp

Nome:

senha:

Notícias

14/05/2020

Lions Clube de Bastos Solidariedade inicia Campanha Conhecer para Prevenir Doenças Oculares



Redação Bastos Já – com informações do Lions Clube de Bastos Solidariedade

O Lions Clube de Bastos Solidariedade deu início à Campanha Conhecer para Prevenir Doenças Oculares. O primeiro assunto em pauta foi a conjuntivite e os cuidados com a doença, muito comum e que pode acometer pessoas de qualquer idade.

A campanha é realizada por todos os clubes que englobam o Lions Clube Internacional e tem por objetivo a prevenção da cegueira evitável, e restaurar e salvar a visão de milhões de pessoas. O programa de visão inclui desde o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de cuidados e ajudas essenciais às pessoas que se encontram em maior risco de contrair doenças oculares.

Com base em informações do site drauziovarella.uol.com.br, o Lions Clube de Bastos Solidariedade explica que “a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas”.

Ainda segundo o clube, “a conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa. Os sintomas são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção e coceira”.

O clube bastense recomenda que para ser prevenir é necessários adotar os seguintes cuidados: “evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes; lave com frequência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos; não coce os olhos; aumente a frequência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos; troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise; e não compartilhe esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza”.

Ainda segundo o Lions Clube de Bastos Solidariedade  a conjuntivite pode ser alérgica - quando é provocada por agentes irritantes como fumaça, poluição ou cloro de piscina - ou infecciosa - viral e bacteriana. Ne segundo caso, é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com a secreção ou objetos contaminados.

Para evitar o contágio da conjuntivite infecciosa é necessário evitar ao máximo ter contato pessoal com a pessoa infectada e com seus objetos. Toalhas, lenços e maquiagem, por exemplo, não devem ser compartilhados. Lave as mãos com frequência e evite coçar os olhos, pois o vírus pode ser facilmente transmitido pelas mãos.

O Lions Clube de Bastos Solidariedade destaca que “apresentando algum dos sintomas acima descritos, procure um médico”.

Para mais informações acesse: https://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/