Bem vindo ao site so lions club de Bastos/sp

Nome:

senha:

Notícias

16/03/2020

Projeto da Legião Mirim objetiva viabilizar 1º emprego para aprendizes de 18 a 23 anos



Por: Jornal Tribuna - Bastos, Iacri e Tupã

A Legião Mirim de Bastos acaba de lançar o Programa de Aprendizagem para jovens de 18 a 23 anos. Inédita na cidade a iniciativa visa à colocação de jovens dessa faixa etária no mercado de trabalho. A presidente da Legião Mirim, Cássia Tanaka, destaca que uma alteração providenciada no estatuto da entidade permitiu o desenvolvimento do novo projeto, que estende a esse público alvo a possibilidade de conseguir o primeiro emprego.

Anteriormente, o Programa de Aprendizagem da Legião Mirim era voltado exclusivamente a adolescentes de 15 a 17 anos, modalidade que prossegue ativa na instituição.

A presidente da instituição destaca que a novidade surgiu da necessidade de algumas empresas, como granjas avícolas de postura, de absorver jovens maiores de idade em serviços mais apropriados a essa faixa etária.

Cássia Tanaka disse que representantes de tais segmentos, argumentavam ainda que vinham tendo dificuldade para cumprir a legislação quanto à obrigatoriedade para contratação de aprendizes. “Além disso, é uma nova opção de primeiro emprego a esses jovens de 18 a 23 anos, que até então, por já serem maiores de idade, deixavam de ter essa oportunidade, que oferecíamos somente aos adolescentes de 15 a 17 anos”, ressalta.

Afirmou ainda que esses aprendizes serão chamados à medida em que os empregadores apresentarem a necessidade de preenchimento de vagas que possam ser ocupadas pelos jovens. E por se tratar de um programa novo, assinala que ainda não há uma estimativa do contingente que será aproveitado em postos de trabalho. E ressalta que a seleção fica a critério das empresas.

Inscrições

Nos três primeiros dias de inscrições, de segunda até quinta-feira de manhã desta semana, 10 candidatos da nova faixa etária atendida pela Legião mirim fizeram a inscrição no programa, candidatando-se a vagas no mercado de trabalho.

As inscrições estão abertas preferencialmente para moradores de Bastos até o próximo dia 20 e o interessado deve apresentar documento de identidade, declaração de frequência em escola de ensino médio ou certificado de conclusão desse ciclo escolar, currículo impresso com foto, identificação (nome, data de nascimento e nome dos responsáveis), endereço e telefone, nome da escola em que está matriculado e o ano que cursa ou o ano de conclusão do curso.

Após a inscrição, os candidatos serão chamados para uma entrevista pessoal e depois devem aguardar a convocação pela Legião Mirim, que entrará em contato por telefone com os candidatos quando houver disponibilidade de vaga.

Como já acontece com os aprendizes de 15 a 17 anos, os jovens aprendizes que conseguirem colocação em posto de trabalho assinarão contrato de 11 meses com a empresa, para expediente de quatro horas diárias. Enquanto durar o vínculo do estágio, irão cumprir mais duas horas diárias de atividades na Legião Mirim, em curso com três módulos – inicial, básico e específico.