Bem vindo ao site so lions club de Bastos/sp

Nome:

senha:

Notícias

14/04/2019

Lions Clube de Bastos celebra 20 anos; comemoração foi marcada por homenagens



Por Jornal Tribuna (Bastos, Iacri e Tupã)


O Lions Clube Bastos Solidariedade completou 20 anos dia 5 de dezembro de 2018, mas, em razão das datas comemorativas de final de ano, celebrou o marco em festiva realizada no sábado passado, no Magia´s Buffet.

Vinculado ao distrito LC8, que congrega 56 clubes irmãos, o Lions local conta com 54 associados ativos e na atual gestão, que foi iniciada em 1º de julho do ano passado e termina no próximo dia 30 de junho, é presidido pela comerciante Livete Cavalcante Caldeira.



Nessa trajetória de duas décadas, o Lions tem se destacado pelo voluntarismo de seus membros em favor de nobres causas, com destacada atuação direcionada à melhoria da qualidade de vida dos estratos mais vulneráveis da população. Fomento à juventude por meio da Legião Mirim, da qual é mantenedor, oferecendo formação cidadã e ferramentas ideais a adolescentes que buscam a inserção no mercado de trabalho, e campanhas que têm como propósito colaborar com a oferta de melhores condições de saúde para a comunidade são destaques na extensa folha de serviços sociais prestados pela instituição à comunidade bastense.

A confraternização comemorativa do 20º aniversário reuniu 80 pessoas, entre associados do Lions de Bastos e familiares, membros de comitivas do Lions Clube de Iacri e de Tupã. Foi prestigiada também pela ex-governadora do Distrito LC8, entre 2006 e 2007, Janete Aparecida Barros Aranha Conessa, que é vereadora em Garça, e seu marido, Luiz Gonzaga Conessa, o próximo governador do distrito, no mandato de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2020.



Homenagens

A solenidade comemorativa dos 20 anos do Lions Clube Bastos Solidariedade, no último dia 30, foi marcada por justas homenagens a associados com relevante atuação no Lions e, por extensão, na sociedade.
Na primeira fase da cerimônia foram condecorados os fundadores do clube de serviços na cidade, que seguem fazendo parte de seus quadros: José Cláudio Caldeira, Mitsuo Sahara e Luís Milharesi, assim como o mais antigo associado depois dos pioneiros, Edilson Borghi.



Capitaneada pela presidente Livete Cavalcante Caldeira, que em julho será sucedida por Marcelo Usami, a cerimônia homenageou ainda ex-presidentes do Lions de Bastos e membros do de Iacri, que é padrinho do clube de serviços local. Na segunda fase da solenidade, foi condecorada Janete Conessa, por ter sido governadora do Distrito LC8.

Ao final das homenagens, foi exibido audiovisual que retrata as atividades do clube local. A sessão foi seguida de jantar dançante, animado pelo DJ Flávio.

“É uma honra para mim presidir o Lions de Bastos no ano em que completou seu 20º aniversário e também ter a oportunidade de participar dessa merecida homenagem a companheiros que atuam com brilhantismo e elevam o nome, a reputação e a credibilidade do Lions”, ressaltou Livete Caldeira. “Aproveito para expressar a minha sincera gratidão ao apoio da comunidade bastense aos eventos que realizamos ou dos quais participamos com o propósito de arrecadar fundos destinados a ações de ampla abrangência social”, concluiu.

Atual Diretoria

A atual diretoria do Lions Clube Bastos Solidariedade é formada por: presidente - Livete  Cavalcante Caldeira; secretária - Adriana Cristina da Silva Gonçalves; tesoureiro - Rosa de Fátima Neves Milharesi; assessor de liderança e 1º vice-presidente - Marcelo Usami; assessor de  aumento de associados - José Reginaldo dos Santos; assessor de serviços -Edenilson Claudio Gonçalves, o Capilé; coordenador e ex-presidente imediato - Mauro Hoshijima; 2º vice-presidente - Denis Roberth dos Santos; assessor de comunicações e marketing - Denis Roberth dos Santos; diretor social - Edson Eiji Nozaki; 2º secretária - Sônia Harue Tanaka Hoshijima; 2º tesoureiro - José Ricardo Gonçalves; conselheiras do Leo Clube - Cássia Tanaka e Cecília Yanase Nozaki; coordenador do comitê de estatuto e regulamentos - Sílvio Pereira Pardinho.

Duas décadas de voluntarismo pelo social

Nessas duas décadas de atividade, o Lions Clube Bastos Solidariedade é responsável por uma ampla e relevante folha de serviços prestados em favor da sociedade, notadamente das camadas economicamente menos favorecidas. A diversidade de ações também é uma marca do clube.

A menina dos olhos do Lions é, sem dúvida, a Legião Mirim, do qual é mantenedor.

A entidade desenvolve dois projetos. Construindo o Futuro Cidadão trabalha a convivência e o fortalecimento de vínculos de adolescentes na faixa de 15 a 17 anos. Recruta jovens mediante políticas públicas disponíveis no município, por demanda espontânea e também através de busca ativa feita pela própria entidade. Já o Aprendiz de Cidadão tem como propósito a inserção de jovens de 15 a 19 anos em postos de trabalho. A seleção é feita através do projeto Construindo o Futuro Cidadão e também através da apresentação espontânea de currículos.

Levantamento apresentado pela presidente da entidade, Cássia Tanaka, aponta que de 2002 até dezembro do ano passado 862 legionários haviam sido colocados no mercado de trabalho.

As atividades oferecidas pela Legião Mirim aos jovens, no contra turno escolar, por meio do Aprendiz de Cidadão são: Assistente Administrativo, Assistente de Etiquetagem e Embalagem a Mão e Assistente de Repositor de Mercadorias. Todos esses cursos seguem as normas trabalhistas.

No Construindo o Futuro Cidadão, a entidade trabalha com os adolescentes os temas Convivência Social e Mundo do Trabalho, realizando rodas de conversa, dinâmicas, jogos e filmes. Os jovens têm ainda aulas de culinária como atividade complementar.

Para a execução dessa ampla programação de atividades, a Legião Mirim coloca à disposição dos jovens assistente social, orientadora social, monitora de informática e auxiliar de atendimento. Prestadora de serviços na área da culinária e faxineira completam a equipe de colaboradores.

A entidade conta também com a contribuição de empresas conveniadas e recursos públicos das esferas estadual e federal. Recebe ainda verba da Prefeitura para a manutenção do projeto Construindo o Futuro Cidadão. Apesar da importância desses aportes, necessita de receitas complementares. É aí que entra em cena o Lions, que realiza ou participa de eventos com o objetivo de levantar receita adicional, imprescindível para a continuidade do trabalho da entidade. Os principais deles são a Festa do Chopp, em parceria com o Bastos Beisebol Clube, Almoço Beneficente e a Festa do Ovo, na qual participa da Tenda de Alimentação.

Sede

Durante 12 anos, a Legião Mirim desenvolveu atividades no escritório do Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, concedido pela Prefeitura. Em 24 de junho de 2014, a instituição inaugurou a sede própria, que construiu no terreno de 4.212,30 m², na Rua Yoshiharu Haru, 85, Jardim Pitangueiras.

Na ampla área, cedida pela Prefeitura em 2008, a entidade construiu prédio de 362,05 m², com salas de aula, de informática e de serviço social, recepção, escritório, cozinha e banheiros. Os recursos para a execução da obra, acalentada havia anos e um marco na história da Legião Mirim, foram levantados pelo Lions Clube através de eventos e repasse de verba proveniente de emenda parlamentar.

Com a finalidade de arrecadar verba para a construção de mais duas salas na sede da Legião Mirim, o Lions vai realizar no próximo dia 20 o show de Rick & Renner.

Além de mantenedor da entidade, o Lions de Bastos responde pelas campanhas de Prevenção de Diabetes, de Prevenção do Câncer Pediátrico, da Visão, do Meio Ambiente e da Erradicação da Fome e participa da Outubro Rosa, junto a diversas instituições parceiras.

Leo Clube

Ala jovem do Lions Clube, o Leo Clube atua há 16 anos e no atual mandato é presidido por Bianca Persigili Romanini Fernandes, estudante do 2º ano do ensino médio.

Entre as ações do Leo Clube destacam-se: serviços de manutenção do jardim do Hospital de Bastos; doação de verba ou produtos a entidades assistenciais previamente escolhidas, através da arrecadação com a venda de doces na Festa do Ovo e no Almoço Beneficente do Lions; campanha Setembro Amarelo, que enfatiza a prevenção ao suicídio; e Noite da Soneca, na qual seus membros cuidam de filhos de companheiros do Lions enquanto eles trabalham na Festa do Chopp, realizada em outubro.